Estimadas e estimados colegas,

Como muitos de vocês têm sentido, houve um aumento grande de ocorrências criminais no nosso campus e principalmente no nosso centro. Sabendo o quanto isso afeta a vida e o bem-estar dos estudantes, o CAEng está buscando maneiras de lidar com esse problema, junto ás instâncias responsáveis, como a Decania do CT, a reitoria, a prefeitura universitária e a DISEG (divisão de segurança).

Desde que percebemos esse problema, temos pensado em maneiras de abordá-lo. Por exemplo, levamos isso ao expediente do CEG através da representação discente, entramos em contato com a decania, para contribuir com as medidas que estão sendo tomadas. Ontem, às 17h, na nossa reunião semanal de gestão, nós conseguimos discutir o assunto com mais profundidade. Tiramos que o primeiro passo para abordar esse problema é mapear as ocorrências no CT, e para isso fizemos o formulário abaixo. Pedimos que vocês o respondam o mais rápido possível para que tenhamos dados e informações suficientes para levar ás autoridades responsáveis.

Entendemos que a questão da segurança é um problema que não será resolvido com soluções individuais de cada instância ou da gestão do CAEng. É necessário que as instâncias se unam e trabalhem numa solução que contemple toda a comunidade acadêmica. Por isso, estamos organizando uma plenária aberta com todos os responsáveis sobre o tema para o mais breve possível.

Da mesma maneira, a construção da solução não será feita a partir de iniciativas individuais dos estudantes ou em reuniões de gestão do CAEng e sim com a união dos nossos esforços. Sendo assim, convidamos todos para uma reunião aberta organizada pelo CAEng e pelo DAEQ com convite aos demais CAs do CT no dia 18/02, às 12h, em que podemos pensar as soluções mais eficientes para todos.

Infelizmente, não conseguimos atender todas as demandas numa velocidade que contemplasse a expectativa de todos nós. Mas as grandes demandas da nossa universidade só serão resolvidas se agirmos em conjunto e com a participação de toda a comunidade acadêmica.